TIME IS A FLAT CIRCLE - DAVID BRITS

15 SET - 14 NOV | GALERIA MOVART LISBOA

2022
Time is a Flat Circle

DAVID BRITS apresenta trabalhos fotográficos terminados entre 2010 e2012, bem como uma série de novas esculturas feitas de fibra de carbono, Time is a Flat Circle, do artista sul-africano David Brits (n. 1987), evoca a batalha de Cuito Cuanavale.

David Brits, Galeria MOVART, Lisboa
see more

Não Há cura

NÃO HÁ CURA cria um espaço seguro de expressão artística que desconstrói ideias, cria inter-relações e questiona a importância e os papéis da curadoria nos espaços.


Coletivo de Artistas, Galeria MOVART, Lisboa
see more

 
THE EMPOWERMENT OF THE BLACK MAN

As obras de KWAME SOUSA abrangem a dor e o orgulho restantes impressos em cada célula destes corpos pintados, num impasse. A escala temporal é diluída entre o presente e o passado e as pausas totalmente assumidas pelos seus protagonistas.

Kwame Sousa, Coletivo 284, Lisboa
see more

 

INVISIBLES, NO LONGER

A exposição Invisibles, No Longer de ALICE MARCELINO fala-nos de histórias. A obra da artista, sempre ela política, é também ditada pelas experiencias e ambientes em que Marcelino se encontra.


Alice Marcelino, Galeria MOVART, Lisboa
see more

 
OXI DRETU, MANHAM MARIÁDU

FIDEL ÉVORA, fazendo uso formal do interesse pelas culturas africanas e urbanas, a sua prática geral repousa na investigação e traz à luz diálogos e histórias outrora esquecidas.


Fidel Évora, Galeria MOVART, Lisboa
see more



2021
CUM LAUDE

O trabalho da RITA GT é sempre político. Mesmo quando utiliza tons e formas terrestres que se misturam com a natureza, é uma gramática política que os organiza e permeia.


Rita GT, Galeria MOVART, Lisboa
see more

 

SOMBRAS DO TEMPO

MACILAU situa “Círculo de memórias” em edifícios abandonados da época do período colonialista. Edifícios, como refere o autor, que ‘estão presentes por toda a parte em Moçambique, apesar de terem já perdido qualquer característica de funcionalidade..

Mário Macilau, Galeria MOVART, Lisboa
see more

NÃO HÁ CURA

NÃO HÁ CURA cria um espaço seguro de expressão artística que desconstrói ideias, cria interrelações e questiona a importância e as atribuições de curadoria nos espaços


Coletivo de Artistas, Instituto Camões, Luanda
see more

New Era for Humanity

Alojadas num edifício por renovar de cinco pisos no Marvilla Art District (MAD), em Lisboa, temos uma seleção de obras de artistas oriundos de diferentes geografias.


Coletivo de Artistas, Marvila Art District, Lisboa
see more

MATÉRIA VITAL

ANTÓNIO OLE: Matéria Vital / Vital Matter reúne obras de diversos períodos do multifacetado percurso artístico de mais de cinquenta anos de António Ole (Luanda, 1951).


António Ole, Galeria MOVART, Lisboa
see more

ENTRE MONSTROS E HOMENS

“Entre Monstros e Homens” é um ensaio sobre a vida, a caminhada, as motivações e seus dilemas. A busca pelo intangível, pela satisfação, dos valores éticos e morais.


Thó Simões, Banco Económico, Luanda
see more

2020
AIR IHOSVA

Em AIR IHOSVA, IHOSVANNY celebra a vida e as suas formas de resistência no mundo contemporâneo, criando poemas visuais que ganham forma através da pintura e da instalação.


Ihosvanny, Galeria MOVART, Lisboa
see more

UNTITLED

“UNTITLED – Virtual Show I“ apresenta uma selecção obras de artistas luso-africanos  numa exposição online que pretende trazer notoriedade às séries de pintura, fotografia e escultura.


Coletivo de Artistas, Galeria MOVART, Lisboa e Luanda
see more

2019
FRIDAY 13th | NOT A MUSEUM

Para encerrar o ano 2019, a MOVART apresenta a 2ª edição do Not A Museum em parceria com AINORI, com a exposição FRIDAY 13TH. A colaboração entre as duas galerias visa encontrar um espaço vibrante.

Coletivo de Artistas, Galerias MOVART e AINORI, Lisboa
see more

PRIVATE SELECTION

Obras de Ihosvanny, Mário Macilau, Toy Boy, Thó Simões, Mumpasi Meso, Lucano, Muamby Wassaky

 

Coletivo de Artistas, Galeria MOVART, Luanda
see more

HARMONIA E CONTRASTE

O artista MUMPASI MESO nos oferece belíssimas composições poéticas policromáticas, porém não esquece o compromisso com a anatomia e a proporção.


Mumpai Meso, Galeria MOVART, Luanda
see more

ÁFRICA DIVERSIDADE COMUM

Celebrar o continente-mãe por via de uma exposição de arte contemporânea de artistas desta África onde também se fala português,


Coletivo de Artistas, Galeria MOVART, Lisboa
see more

2018
ENTRE A RECICLAGEM

A exposição Entre a reciclagem traz a reflexão sobre a recolha de resíduos como uma das possibilidades para a preservação do meio-ambiente.


Lucano, Galeria MOVART, Luanda
see more

PAISAGEM QUEIMADA

IHOSVANNY aborda a Luanda contemporânea, o caos e a desestruturação que marginalizam a identidade da cidade. 


Ihosvanny, Galeria MOVART, Luanda
see more

GUERRAS GLOBAIS

TOY BOY teve no povo angolano a fonte de inspiração para a criação das obras da exposição Guerras Globais.


Toy Boy, Galeria MOVART, Luanda
see more

A LUTA CONTINUA

“Uma cidade é, de certo modo, a extensão de quem a habita. Devia caber, portanto, às pessoas, a decisão de “como vestir a sua cidade”.


Ngoi Salucombo, Galeria MOVART, Luanda
see more

ESCOLA AO LADO

A artista portuguesa RITA GT apresentou-se novamente em Angola com uma exposição individual; Escola ao Lado, um projecto itinerante que teve inicio em Londres e chega agora a capital angolana.

Rita GT, Galeria MOVART, Luanda
see more

2017
ARTEOLOGIA

“Arteologia” é segundo MUAMBY WASSAKI, “um manifesto natural em forma de escultura artística que carrega caracteres expressivos da vida humana e inumana”

Muamby Wassaki, Galeria MOVART, Luanda
see more

O MUNDO COLORIDO DA TAYA

Despidas de conceito e predefinições, as obras de JOANA TAYA carregam expressão, os pensamentos têm cor e os estados de alma fazem sobressair os traços de um percurso propositadamente desalinhado.

Joana Taya, Galeria MOVART, Luanda
see more

ÚNICO SENTIDO

MÁRIO MACILAU regressa a Luanda com fotografia, poesia, instalação e pintura para revelar um sentido único, uma mesma base e ponto de observação da reacção do comportamento humano perante factos, momentos e contextos.

Mário Macilau, Galeria MOVART, Luanda
see more

IXI CITY

ALBANO CARDOSO repesca a palavra Kimbundo Ixi e a inglesa City para enfatizar grafias e códigos linguísticos distintos, embora com significados idênticos, revelam sentidos diferentes sob o olhar do artista.

Albano Cardoso, Galeria MOVART, Luanda
see more

OS SENHORES DOS VENTOS

THÓ SIMÕES embrenhou-se nos costumes dos Hereros, seguiu-lhes o rasto passado e presente para retratar, em tela, a história de resistência infinita deste povo nómada que vagueia pelo sul de Angola.

Thó Simões, Galeria MOVART, Luanda
see more

2016
CONEXÕES FEMININAS

Esta exposição faz referencia a questão do género que continua a moldar as vidas e as opiniões dos indivíduos em esferas económicas e culturais, local e globalmente.

Coletivo de Artistas, Banco Económico, Luanda
see more

DESAFECTADOS

Ambientada no prédio inacabado Maianga Office Park espelhando o olhar de ILOSVANNY sobre o fim do que se diz novo e o antigo desconectado,

Coletivo de Artistas, Malanga Office Park, Luanda
see more

KWIKA, LOVE OR HATE

Intitulada ” KWIKA – AMOR OU ÓDIO ” , esta nova exposição de Januário Jano apresenta seus últimos trabalhos que se encaixam na continuidade do trabalho desenvolvido pelo artista em Luanda

Januário Jano, Galeria Thorigny, França
see more

FRAGMENTATION 1.0

A primeira grande exposição individual do artista angolano Januário Jano intitulada “Fragmentação 1.0.”, surge do trabalho desenvolvido pelo artista nos últimos anos.

Januário Jano, Banco Económico, Luanda
see more

2015
SER GLOBAL

Pode uma comunidade, cujo passado foi apagado e cujas energias são consumidas pela busca de traços legíveis da sua história, imaginar futuros possíveis a um nível global?”

Daniela Ribeiro, Banco Económico, Luanda
see more

GUIADORES

Guiadores” explora, em modo criativo, as respostas do artista CRISTIANO MANGOVO ao exercício do equilíbrio de poder e suas contradições. 

CRISTIANO MANGOVO, MAAN, Luanda
see more